O líder do PMDB no Senado Federal, Renan Calheiros anunciou nesta terça-feira (23) que o Presidente Lula irá entregar 40 novas ambulâncias em Alagoas no próximo mês. A entrega será feito pelo próprio presidente Lula no próximo dia 10 de março. Só em Alagoas, na primeira fase, serao entregues 40 novas unidades. O investimento do governo federal no programa é de mais de R$ 7 milhões.
Dentro do programa do Ministério da Saúde, o governo pretende entregar 2.400 ambulâncias até o final de agosto em todo país. Neste primeiro lote, que totaliza 400 unidades em todo o Brasil, Alagoas vai receber 10% de toda a frota inicial. Das 40 novas unidades que o governo vai entregar em Alagoas, 15 são verdadeiras UTIs móveis, denominadas de Unidades de Suporte Avançado (USA) e as demais são de suporte básico.
As ambulâncias do Suporte Básico (USB) são equipadas com suporte de soro, rede de oxigêncio, aspirador, tensiômetro, glicosímetro, maleta para partos, pranchas curtas e longas, talas para imobilização, colar cervical e colete imobilizador. A equipe é formada por 1 técnico em enfermagem e um condutor. Já as chamadas Unidades de Suporte Avançado (USA) são dotadas com estruturas semelhantes a uma UTI. Além dos aparelhos da USB, elas contam com respirador, monitores cardíacos, desfibriladores e uma série de equipamentos modernos como oxímetro de pulso, bomba de infusão e material para entubação.
O governo federal designou um representante do M i nistério da Saúde para ir a Alagoas explicar pessoalmente com será a distribuição das ambulâncais, os termos de doação das unidades e também informações sobre partilha do custeio mensal da novas ambulâncias, onde o Ministério da Saúde paga a maior parte. A reunião entre o representante do Ministério da Saúde e os prefeitos vai acontecer na próxima segunda-feira (1 º de mar ç o) na sede da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e o governo estadual será informado sobre a distribuição.
Neste primeiro lote serão contemplados os seguintes municípios alagoanos: Arapiraca, Atalaia, Batalha, Cacimbinhas, Campo Alegre, Colônia Leopoldina, Coruripe, Delmiro Gouveia, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Joaquim Gomes, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Marimbondo, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Murici, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Paripueira, Penedo, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luis do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa e Mar Vermelho. Até agosto os demais municípios serão contemplados com novas ambulâncias.
– Esta é mais uma demonstração concreta do trabalho do Senador Renan Calheiros para Alagoas, especialmente para a área de saúde, que anda tão carente em nosso estado. Não se trata de promessa ou vamos ver. É uma realidade. Daqui a poucos dias os alagoanos poderão contra com 40 novas ambulâncias do Samu. Nós sós temos de agradecer – comemorou o prefeito de Arapiraca e presidente da AMA, Luciano Barbosa.
O Senador Renan Calheiros, que viabilizou os recursos para a entrega das novas unidades, atribuiu a iniciativa à atenção que o Presidente Lula tem tido com Alagoas. As ambulâncias fazem parte do programa do governo de ampliação da assistência pré-hospitalar móvel – SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
– O Presidente Lula, como todos sabem, tem investido muito em Alagoas. Já foram várias obras e agora as 40 novas ambulâncias que vão ampliar a assistência pré-hospitalar. Todo mundo que tem um problema de saúde e precisa de um serviço público de qualidade, sabe o quanto é importante esta nova frota de ambulâncias. Alagoas, mais uma vez, agradece o apoio que o Presidente Lula tem dado ao estado – festejou Renan.