Renan: Dona Zilda Arns foi verdadeiramente uma heroína que honrou a cidadania brasileira, através da incansável luta pelos direitos da criança.
Tão logo tomou conhecimento da morte de dona Zilda Arns, Renan enviou mensagem em seu nome pessoal e em nome da liderança do PMDB no Senado Federal para o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, irmão da vítima. Renan transmitiu ao Arcebispo Emérito da Diocese de São Paulo o sentimento de tristeza pelo trágico desaparecimento de uma das “pessoas mais importantes na defesa dos direitos humanos e que certamente será lembrada por todas as crianças do Brasil”.
O senador também enviou mensagem ao seu colega, senador Flávio Arns, que é sobrinho da vítima e que foi até a capital do Haiti para identificar sua tia e que trouxe o seu corpo para ser enterrado no Brasil. Em sua mensagem de condolências, Renan afirma que “Dona Zilda Arns foi verdadeiramente uma heroína que honrou a cidadania brasileira, através da incansável luta pelos direitos das crianças”.
Dona Zilda Arns foi personagem conhecida em todo o mundo em função do seu trabalho como titular da Pastoral das Crianças e, mais recentemente, pela Pastoral dos Idosos. Nasceu em Santa Catarina, vivia no Paraná e era médica pediatra. Estava no Haiti para proferir palestra e dividir suas experiências com técnicos haitianos. Foi vítima do cruel terremoto que abala o Haiti e que destruiu sua capital, Porto Príncipe.