
Presidente cita empenho do senador Renan e das bancadas de PE e AL para a liberação do benefício
Recife, PE – A presidente Dilma Rousseff, no discurso de quase trinta minutos que fez durante a solenidade de entrega do navio Zumbi dos Palmares, na manhã desta segunda-feira (20), no Complexo de Suape, Região Metropolitana do Recife, confirmou a subvenção de R$ 12,00 por tonelada de cana para os produtores independentes da região da seca no Nordeste.
“Hoje não é dia da gente falar sobre a seca, mas eu sempre gosto de acrescentar um aspecto. Estaremos, também, aqui, hoje, comemorando mais um passo que foi dado no combate à seca e, junto com o governador (Eduardo Campos) e o presidente do Senado (Renan Calheiros), que foi um grande defensor e sensibilizador dessa medida, a subvenção para produção da cana-de-açúcar”, disse a presidente.
Além do governador de Pernambuco e do presidente do Senado, a presidente destacou a participação das bancadas federais dos dois estados para que a subvenção econômica, referente à safra 2011/2012, foi autorizada para aproximadamente 17 mil fornecedores independentes de cana da região da seca no Nordeste, no valor de R$ 12,00 para tonelada.
A presidente Dilma falou também sobre a indústria naval e programas de habitação, como o Minha Casa, Minha Vida. Lembrou que em 2003 (quando o ex-presidente Lula assumiu o governo), a indústria naval brasileira tinha pouco mais de dois mil trabalhadores. “Hoje, tem 54 mil”, destacou.
A presidente agradeceu aos trabalhadores presentes e ao governador Eduardo Campos pelas parcerias entre os dois governos. “Isto é uma resposta aos pessimistas, que não acreditavam que o país pudesse construir um navio deste tamanho e com qualidade”, completou.
Depois da solenidade em Suape, a presidente participou da inauguração da Arena da Copa, no município de São Lourenço da Mata, no Grande Recife. O terceiro compromisso de sua agenda, no fim da tarde, acompanhada do governador Eduardo Campos, do senador Renan Calheiros e ministros de Estado foi uma reunião na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), no bairro da Imbiribeira, no Recife.