Renan lamenta a morte de Maria Inêz, que faleceu neste sábado na Santa Casa de Maceió
O PMDB de Alagoas perdeu na manhã deste sábado, 27, uma de suas mais atuantes militantes. Vitimada por um câncer de mama, faleceu na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Maria Inêz Santos, 55 anos, que era dirigente do PMDB no Estado, participando ativamente das atividades politicas e partidárias dos últimos anos em Alagoas, como em 2010, quando disputou um mandato na Câmara Federal. A morte foi registrada às 5 horas da manhã.
Nos últimos dois anos, Maria Inêz estava em Brasília, onde vinha exercendo suas atividades na liderança do PMDB no Senado, onde fazia a ligação do então líder do partido, senador Renan Calheiros com Alagoas. De forte atuação política, Maria Inês participava ativamente dos movimentos sindical, estudantil, da mulher e também Afro, do qual era dirigente nacional. Teve também atuação política no PCdoB, onde iniciou suas atividades partidárias.
Nos últimos 30 dias, ela vinha lutando contra o câncer que a acometeu, fazendo tratamento na Santa Casa de Maceió. A doença foi descoberta já em estado avançado e a metástase havia se espalhado para a coluna e outros órgãos vitais, o que veio ocasionar sua morte.
Perda irreparável
O presidente do Senado, Renan Calheiros, também presidente do PMDB em Alagoas, lamentou a morte de Maria Inês e foi pessoalmente ao Parque das Flores, onde o corpo dela está sendo velado até às 17 horas, levar seu apoio à família. “Estamos todos tristes com a perda da Maria Inêz, é uma perda irreparável para o PMDB de Alagoas, mas principalmente para sua família e todos que gostavam muito dela”, afirmou Renan.
O ex-vice-governador de Alagoas e dirigente do PMDB, médico José Wanderley Neto, também lamentou a morte de Maria Inêz. “A morte dela é uma perda irreparável, pois além de amiga, ela tinha uma história de luta e idealismo, o que nos sintonizou desde a época do PCdoB até o PMDB, em defesa das causas das pessoas menos favorecidas. Ela vai nos fazer muita falta como amiga e como militante politica”, afirmou José Wanderley Neto.
“Maria Inêz era uma companheira combativa, de sorriso fácil, apaixonada por Alagoas, sonhava com uma sociedade mais justa, pacífica, uma peemedebista que tanto nos orgulhava. Nossas fileiras ficam desfalcadas sem ela, estamos todos muito tristes neste momento”, disse o deputado federal Renan Filho. O ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, também comentou a morte de Maria Inêz Santos.
“Conheço a Inêz desde os velhos tempos do movimento estudantil, vigorosa, lutadora incansável, foi uma vibrante foi uma vibrante defensora das liberdades democráticas. O PMDB e a sociedade alagoana perdem uma mulher de fibra que emprestou a sua vida a boa luta política. Saudades eternas, Inêz!!!”, declarou Luciano Barbosa, que é vice-presidente estadual do PMDB.
Do Parque das Flores, o corpo de Maria Inêz seguiu para o município de Penedo, onde foi o sepultamento.