
O senador Renan Calheiros recebeu com alegria os números dos empreendedores individuais que já estão cadastrados em Alagoas. Até o final de semana, o Estado alcançou a marca de 24.247 empreendedores individuais, de acordo com os dados divulgados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae-AL).
Os levantamentos indicam que Alagoas possui 70 mil micro e pequenas empresas, o que corresponde a 86% das empresas formalizadas. Dessas, 45,7 mil são empreendedores de empresas de pequeno porte – denominadas de EPPs – e empresários de micro e pequenos negócios.
Comparando com os números de todo o Brasil, os números de Alagoas ainda são muito modestos. Renan acredita que o número total de empreendedores individuais do País já ultrapassa a casa de 1,8 milhão. Para ele, que é autor de um Projeto, o de número 59/2010, esse número ainda vai crescer muito: recentemente a presidente Dilma Rousseff lançou o Programa Crescer, justamente na mesma linha do Projeto de Renan.
O Projeto de Renan promove a inclusão de vastas categorias profissionais nas linhas de financiamentos privilegiados e de cobertura por parte da Previdência Social. São contemplados profissionais como açougueiros, carpinteiros, encanadores, engraxates, jornaleiros, doceiras, encanadores, manicures, quitandeiras, barbeiros, eletricistas, borracheiros, pescadores, pedreiros, relojoeiros, sapateiros, entre dezenas de outras atividades.
A lista completa de atividades pode ser consultada no site da Previdência Social e, para se cadastrar, o trabalhador deve se inscrever, gratuitamente, no Portal do Empreendedor e obter um número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.