Warning: Use of undefined constant full - assumed 'full' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 5

Renan vê avanço em proposta sobre pagamento de royalties

Governo federal sinaliza perde de R$ 2 bilhões em sua receita para compensar estados 
Brasília, DF – O senador Renan Calheiros, líder do PMDB, participou dos entendimentos da proposta alternativa apresentada pelas lideranças parlamentares na tentativa de resolver o impasse com o critério para pagamento dos royalties da exploração do petróleo no Pré-Sal. A proposta é para que o governo aumente de 18 para 40 o número de poços que pagam a “participação especial” devido à alta rentabilidade.

A reunião que discutiu a proposta foi realizada na tarde desta quarta-feira no Ministério da Fazenda, com os ministros Guido Mantega (Fazenda), Edison Lobão (Minas e Energia) e Ideli Salvatti (Articulação Política), na tentativa de se encontrar a solução para evitar que o Senado derrube o veto do ex-presidente Lula ao projeto do ex-deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que propõe a distribuição igualitária dos royalties com os estados.
O governo também apresentou a sua nova proposta, que consiste em abrir mão de 33% dos royalties do petróleo de áreas já licitadas que cabem à União na tentativa de chegar ao consenso com os Estados. A proposta foi apresentada pelos ministros Guido Mantega e Edison Lobão e implica numa perda de receita da ordem de R$ 2 bilhões por ano que a União deixará de arrecadar.
Com a redução de 30 para 20% da parte que cabe à União, a diferença (10%) será dividida com os estados não produtores de petróleo.
O senador Renan informou que nova reunião deverá acontecer na semana que vem e disse estar confiante num acordo capaz de resolver o impasse e evitar a derrubada do veto ao projeto Ibsen Pinheiro – que desagradou o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, principalmente. Renan também destacou que a arrecadação com a chamada “participação especial”, que se baseia na rentabilidade dos poços, já supera a arrecadação com os royalties e isto poderá facilitar o entendimento.
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), já fixou a data final para a votação do veto presidencial: cinco de outubro próximo. Para Renan, o tempo é perfeitamente viável para o entendimento final entre municípios, estados e União, com votação pacífica no parlamento nacional.
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados


Warning: array_merge(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 126

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263