O senador Renan Calheiros (PMDB) festejou hoje o resultado da Pesquisa Mensal de Empregos (PME), referente ao mês passado e apresentado nesta quarta-feira 22, pelo IBGE, por ter registrado a menor taxa de desemprego desde o ano 2002. Segundo o PME, a taxa de desemprego no País foi de 6,4% em maio.
A pesquisa foi realizada em seis capitais: Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. O coordenador do PME, Cimar Azevedo, explicou que as indústrias de São Paulo e Belo Horizonte abriram novas vagas, “o que mostra que começam a ligar as máquinas”.
Ao analisar o resultado das pesquisas, Renan Calheiros festejou os dados positivos especialmente porque o rendimento médio real dos trabalhadores cresceu e atingiu R$ 1 mil 566 e 70 centavos. “Esse também é um resultado positivo porque supera o resultado dos anos anteriores até 2002”, comemorou Renan.
Outro dado da pesquisa destacado pelo senador Renan Calheiros refere-se à população desocupada que se manteve em 1,5 milhão e não apresentou variação em relação a abril. A pesquisa diz que em comparação com maio do ano passado, o número de desempregados caiu 13,7%, o que significa menos 242 mil pessoas a procura de emprego.