– O presidente Lula, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o secretário Executivo do Ministério, Alexandre Paim, me asseguraram que não faltarão recursos para a ampliação deste campus da Ufal e de todos os outros que estão sendo implantados no nosso Estado – destacou o senador. Lembrou também o empenho da reitora Ana Dayse para mudar a realidade do acesso ao ensino público superior de qualidade em Alagoas.
– No nosso Estado, segundo pesquisa que me foi trazida pela professora Ana Dayse, mais de 70% cento dos estudantes da universidade federal são provenientes do interior – informou o líder do PMDB no Senado, complementando que, atualmente, mais de 85% dos alunos são da região Agreste e que, destes, cerca de 20% não teriam condições de frequentar um curso de graduação superior se a universidade não tivesse se instalado na região. Renan comemorou ainda o fato de que, no próximo ano, o campus de Arapiraca estará recebendo mais de três mil alunos e festejou a inauguração, para março do próximo ano, do campus de Delmiro Gouveia, onde esteve em visita no último fim de semana.
A reitora Ana Dayse destacou o empenho da bancada federal, enaltecendo o trabalho do senador e do prefeito Luciano Barbosa na busca de projetos e recursos para permitir a implantação dos principais projetos da Ufal.
O campus de Arapiraca, que completou três anos em setembro, conta com 11 cursos, sendo três nos pólos de Viçosa, Penedo e Palmeira dos Índios. As primeiras turmas vão se formar no primeiro semestre de 2010.
Participaram da solenidade de inauguração, também, o diretor do Campus de Arapiraca, Williams Soares; a diretora Acadêmica, Simone Ferreira; o engenheiro Amauri Ferreira, representando a Superintendência de Infra-estrutura; o pró-reitor de Graduação, Anderson de Barros; o pró-reitor de Pesquisa e pós-Graduação, Josealdo Tonholo; o professor Guido Santos, diretor do Espaço Cultural, e o professor Anderson Barros, pro-reitor de Gradução.