Ícone do site Senador Renan Calheiros

Senado vai ouvir Presidente da Petrobras antes de decidir sobre CPI

Antes de se decidir pela instalação de comissão parlamentar de inquérito para investigar a Petrobrás e a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Senado vai convidar o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, a prestar informações em plenário. A decisão foi tomada pelos líderes do governo e da oposição, em reunião com o presidente da Casa, José Sarney. Gabrielli será ouvido pelos senadores das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), Infraestrutura (CI) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Requerimento para a instalação da CPI foi protocolado pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) junto com os presidentes dos três partidos de oposição – PSDB, DEM e PPS. O requerimento tem 32 assinaturas de senadores de cinco partidos.

De acordo com esse requerimento, é necessária a instalação de uma CPI para investigar fraudes em licitações e denúncias de desvio de royalties de petróleo, além de irregularidades em contratos para a construção de plataformas e da refinaria Abreu e Lima (PE). São irregularidades apontadas pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União.

De acordo com o líder do PMDB, Renan Calheiros, o propósito dos líderes é esclarecer tudo que poderia suscitar a criação de uma comissão de inquérito.

– A CPI só tem sentido quando os fatos não estão sendo investigados. Se a apresentação dele esgotar o que querem saber não seria necessária a instalação da CPI, o que eu acho melhor neste momento que estamos vivendo de crise econômica. – disse Renan.

Compartilhe este artigo