
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Novaes (PRB), assinaram nesta segunda-feira, 17, em Brasília, o Protocolo de Intenções destinado a implantação conjunta das transmissões da TV Senado, TV Câmara Municipal, TV Câmara dos Deputados e Rádio Senado na capital alagoana. A assinatura do Protocolo de Intenções aconteceu no gabinete da Presidência do Senado.
Galba Novaes lembrou que a Câmara de Maceió é a primeira do país a celebrar este convênio com o Senado Federal e agradeceu o esforço dos senadores de Alagoas. “O senador Renan Calheiros foi fundamental para firmar esta parceria”, reconheceu Galba. No mesmo tom, o presidente do Senado, José Sarney, reconheceu o empenho dos senadores Fernando Collor, Benedito de Lira e, em especial, do senador Renan Calheiros para efetivação desta parceria.
Um momento de descontração ocorreu durante a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Senado e a Câmara de Maceió. Ao reconhecer o esforço dos senadores de Alagoas para efetivar a parceria, o presidente José Sarney afirmou que seus ouvidos já não suportavam os insistentes apelos feitos pelo senador Renan para garantir as transmissões da TV e Rádio Senado para Maceió. A previsão é que as transmissões sejam iniciadas no começo de 2013.
Para o senador alagoano Renan Calheiros, com este gesto, o Senado se aproxima ainda mais do cidadão brasileiro ao garantir a democratização no acesso às informações. Foi durante sua passagem na presidência do Senado que Renan iniciou o processo para levar a transmissão da TV Senado para seu estado natal, o que veio a ocorrer a partir de agora com a assinatura do protocolo entre os presidentes da Casa e da Câmara de Maceió.
Sarney disse que o projeto de comunicação do Senado faz parte de uma concepção política, para que o Legislativo tivesse seus próprios veículos de comunicação. Para o presidente do Senado, com o acordo, ganha o cidadão de Maceió, que vai poder acompanhar os trabalhos da câmara municipal, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Sarney ainda anunciou a aquisição de novos equipamentos para a TV Senado e disse que encara a expansão da área de comunicação da Casa como um legado de seu mandato como presidente.
distritais Agaciel Maia (PTC) e Wasny de Roure (PT) e por vereadores de Maceió.
– É uma forma de transparência e de prestação de conta aos eleitores – declarou Sarney. A cerimônia foi acompanhada ainda pela diretora-geral do Senado, Dóris Marize, pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), presidente nacional do PMDB e pelo suplente, ex-senador Euclides Melo.