
Depois de cumprir agenda em Delmiro Gouveia, onde pernoitou, o senador Renan Calheiros (PMDB) visitou neste sábado, 1º de outubro, a 34ª Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira, no Parque Mair Amaral, no município de Batalha. A exposição teve início na quarta, 28, e foi encerrada no sábado com a realização do tradicional leilão que reuniu animais tanto de criadores da região quanto de outras partes de Alagoas e de outros estados do Nordeste.
Acompanhado do deputado estadual Luiz Dantas, do prefeito de Batalha, Paulo Dantas, ambos do PMDB, dos prefeitos de Jaramataia, João Pinheiro; de Jacaré dos Homens, Júnior Ernesto; de Olho D’Água das Flores, Carlos André dos Anjos (Nen) e de Igreja Nova, Neiwton Silva e ainda o deputado estadual Inácio Loiola, Renan visitou diversos estandes, tirou fotos, conversou com criadores, produtores de leite e agricultores do município.
Renan elogiou o trabalho feito pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) pelo sucesso da exposição e ressaltou a tradição da Bacia Leiteira de Alagoas, que já foi considerada uma das maiores da região Nordeste e também por sua tradição em experiências de novas genéticas na área de pecuária. Dos produtores o senador recebeu ainda o pedido para que faça esforços visando trazer para Batalha a Embrapa Milho e a Embrapa Leite.
Vaca produz 67 litros de leite/dia
Segundo Aldemar, a exposição tem resgatado os tempos áureos da Bacia Leiteira, principalmente com a chegada de uma nova geração de criadores de gado. “Ela resgata o tempo de glória, a bacia passa por um momento ímpar, com preço justo para o produto e tudo isso tem sido consequência de uma boa gestão”, concluiu ele. A CPLA reúne 16 laticínios, leite, queijo e iogurte, comercializados com prefeituras, governo e setor privado.
Por dia, cerca de 80 mil litros de leite são distribuídos junto a famílias carentes através do Programa do Leite do governo do Estado. São cerca de três mil beneficiados. Estiveram presentes ainda o delegado do Ministério da Agricultura em Alagoas, João Batista, o empresário Carlos Henrique Sampaio, diretor industrial da Ilpisa/Valedourado, o coordenador das APLs de Laticínio do Sebrae Alagoas, Marcos Fontes, o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, Domício Silva e presidentes de associações rurais de Batalha e da região.