
Esses recursos, disse o líder, serão destinados para a construção de metrôs, veículos leves sobre trilho (VLT) e corredores de ônibus que beneficiam moradores de cidades com mais de 700 mil habitantes.
– Minha satisfação – afirmou Renan – é ainda maior porque Maceió receberá investimentos da ordem de R$ 280 milhões, através do PAC da Mobilidade. E esses R$ 280 milhões serão destinados à implantação do primeiro trecho do corredor do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT que ligará o aeroporto a Maceió, e certamente ajudará muito na geração de novos empregos, melhorando a renda de milhares de pessoas.
Em seu pronunciamento, Renan ressaltou outros benefícios da iniciativa governamental: serão mais de 600 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, melhorando o sistema de transportes nas cidades; serão pelo menos 380 estações e terminais, bem como a construção de 200 quilômetros de linhas de metrô e a aquisição de mais de mil veículos sobre trilhos.
Renan também destacou que o PAC da Mobilidade Urbana atingirá 51 municípios, em 18 estados do País e contemplará as estratégias do Brasil para os dois grandes eventos esportivos que serão sediados aqui: a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Os benefícios, dizem as estimativas, alcançarão quase 60 milhões de pessoas em todas essas localidades.
Finalizando, Renan pediu que “essas obras ajudem mesmo a melhorar a qualidade do transporte urbano no Brasil, e reduzam o calvário de milhões de pessoas que se deslocam diariamente de suas casas para o trabalho, muitas vezes em situações que ferem a própria dignidade humana”.