Ícone do site Senador Renan Calheiros

Renan prestigia a formação de 3.483 jovens pelo Pronatec em Arapiraca

 unnamed

O início da vida profissional para  3.483 jovens de Arapiraca ficou mais fácil nesta sexta-feira, 6, com a formatura deles em diversos cursos de qualificação ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A solenidade, realizada na tarde desta sexta no Ginásio Municipal João Paulo II, foi prestigiada pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB/AL), entre outras autoridades.

 

Criado pelo governo federal, o Pronatec objetiva retirar os jovens da linha da pobreza, oferecendo-lhes conhecimento e oportunidades para crescimento pessoal, profissional e financeiro, gerando o ingresso de milhares deles no mercado de trabalho. Os cursos foram desenvolvidos em parceria com o  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e as secretarias municipais de Assistência Social; de Indústria, Comércio e Serviços.

 

Coube ao senador Renan  entregar o certificado de formação do curso de auxiliar de Recursos Humanos, a Anderson Sérgio Barbosa, de 25 anos. No total foram ofertados mais de 70 cursos em áreas diversas como recepcionista de hotel, operador de caixa, entre outros. “É uma grande honra participar de um momento tão importante para esses jovens de Arapiraca que iniciam hoje um novo momento em suas vidas profissionais”, disse Renan.

 

“Queria parabenizar a todos os formados que estão aqui hoje, mas só vamos vencer os desafios que Alagoas e o Brasil coloca no nosso dia a dia se nós fizermos como a Célia Rocha está fazendo, como a presidente Dilma está fazendo e se priorizarmos a educação. O Pronatec é um grande programa e seja qual for a formação, com o diploma vocês estarão prontos para iniciar uma trajetória e cada vez mais alcançarem mais êxitos em suas vidas”, completouo senador.

 

Renan acrescentou ainda que ‘Alagoas tem que priorizar a educação profissionalizante, pois é um dos poucos estados que não tem uma rede estadual de educação profissionalizante’. “Os recursos para que essa rede seja criada existem, os cursos são ofertados pelo governo federal através da escola técnica e do Pronatec, antes só tínhamos quatro escolas técnicas em Alagoas, hoje já temos 14 e outras estão sendo implantadas para oferecer ensino técnico e profissionalizante”, disse o presidente do Senado.

 

 

Renan afirmou ainda, diante dos mais de 1.500 jovens presentes ao ginásio de esportes, que o Senado tem colocado entre suas prioridades projetos que dizem respeito a juventude brasileira, como a aprovação do Estatuto da Juventude, a regulamentação da meia entrada, bem como um projeto de sua autoria que concede incentivos à qualificação profissional a estudantes beneficiados pelo Fies que não estejam no mercado de trabalho.

 

Presentes ainda ao evento a prefeita Célia Rocha; o vice-governador José Thomaz Nonô; o senador Fernando Collor; os presidentes da Federação do Comércio, Wilton Malta e da Caixa Econômica, Jorge Harade; o diretor do Sebrae em Arapiraca, Arestides Minervino; a prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira; o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, além de secretários municipais e representantes do comércio

Compartilhe este artigo