Depois de participar da solenidade de inauguração do Ginásio Poliesportivo Papa João Paulo II, em Arapiraca, o senador Renan Calheiros, acompanhado do prefeito Luciano Barbosa, prestigiou, na noite desta sexta-feira, 23, o início das comemorações dos 59 anos de fundação da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O ASA foi fundado em 25 de setembro de 1952, mas a celebração do aniversário começou com dois dias de antecipação.
O evento foi patrocinado pela diretoria executiva e mesa diretora do Conselho Deliberativo, com o apoio de conselheiros, associados, colaboradores, desportistas e imprensa local. Na ocasião, foi lançada oficialmente a campanha para a construção do Centro de Treinamento e feita a apresentação da camisa retrô, usada no 1º título de campeão alagoano, no ano de 1953. O ASA detém ainda os títulos de 2000/2001/2003/2005/2009 e 2011.
Apresentada pelo radialista Nelson Filho, a solenidade também homenageou ex-presidentes do clube, a exemplo do empresário Antônio Rocha, que está com 94 anos e foi o primeiro diretor do Alvinegro entre os anos de 1952 e 1953. Os filhos do ex-jogador Acebílio (Anderson e Berson Leite) receberam uma placa de agradecimento.
O senador foi convidado para receber um certificado de honra ao mérito das mãos do radialista Nelson Filho. Renan elogiou a diretoria do time alvinegro pelo trabalho de engrandecimento que tem feito para colocar o ASA em destaque no cenário futebolístico de Alagoas e nacional. “Quero louvar também a toda torcida do ASA por esse amor, essa paixão que demonstra ao time e a essa diretoria que coloca o ASA em primeiro lugar”, afirmou.
Renan frisou ainda para a plateia presente que ‘sempre que posso venho assistir aos jogos do ASA e tenho feito o que posso para que o clube continue sendo destaque no futebol do Brasil e de Alagoas’. O senador lamentou o fato de Alagoas ser o único estado entre 18 que tiveram estádios selecionados para abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014 que não apresentou um projeto executivo, ficando de fora da escolha das cidades sedes dos jogos.