Ícone do site Senador Renan Calheiros

Renan prestigia debate da Uveal sobre práticas e qualidade no serviço público

Senador também participa da reinauguração da casa onde nasceu Marechal Deodoro
O senador Renan Calheiros participou, na manhã desta sexta-feira, 02, em Marechal Deodoro, da solenidade de entrega das obras de restauração da casa onde nasceu Marechal Deodoro da Fonseca e do I Encontro na Região Metropolitana sobre Gestão, Orçamento Participativo e Plano Decenal, no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, no centro histórico da cidade.

Acompanhado do prefeito Cristiano Matheus e de várias outras autoridades, o líder do PMDB no Senado, antes da reinauguração da casa de Marechal Deodoro, visitou as obras do mercado da carne, que estão em fase final de construção e percorreu a pé a nova orla lagunar com destino ao local onde nasceu o proclamador da República e primeiro presidente do Brasil.
As obras de reconstrução da casa foram executadas pela Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho (SNSBC), com recursos do BNDEs e parceria com a Prefeitura Municipal. O espaço reformado ganhou um anfiteatro no pátio e um mesanino de aço na parte interna, que irá garantir mais espaço e conforto para os visitantes. A casa também tem novos equipamentos de iluminação, banheiros e foi completamente climatizada.
O presidente da SNSBC, Francisco Alencar, fez um agradecimento especial ao senador Renan, pelo comprometimento com todos os projetos da instituição. “O senador não tem faltado em nenhum momento para com os nossos projetos”, reiterou.
Renan falou sobre a satisfação em colaborar com a administração do prefeito Cristiano Matheus, que tem resgatado os compromissos assumidos junto à população. O senador ainda falou sobre o orgulho de ter contribuído para o tombamento de Marechal Deodoro, em 2006, já que, desde então, começaram a ser viabilizados os recursos para as principais obras da cidade. Renan agradeceu ao prefeito pela oportunidade de, como senador, poder ajudar o povo daquele município.
Encontro
No Espaço Cultural Santa Maria Madalena, Renan prestigiou o Encontro sobre Gestão, Orçamento Participativo e Plano Decenal promovido pela União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) e a Prefeitura do Município. Compuseram a mesa que presidiu o evento o presidente da Uveal, Hugo Wanderley; o prefeito Cristiano Matheus, o presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Deodoro, Abelardo Leopoldo; o deputado estadual Jeferson Morais; a prefeita de Piranhas, Mellina Freitas; o presidente da Câmara de Vereadores de Murici, Anizio  Amorim, também presidente do Conselho de Reforma Política da Uveal; o deputado federal Renan Filho e do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, palestrante do encontro.
Renan parabenizou a iniciativa da Uveal em levar aos municípios alagoanos um debate que ele considera fundamental à formação dos agentes do serviço público. Disse que, para o Brasil enfrentar com sucesso os muitos desafios que lhe são impostos e continuar melhorando seus indicadores, existe a necessidade de tornar o serviço público mais eficiente. “Temos que transformar o serviço público em uma gestão profissional com resultados que apontem para agilidade e eficiência e é justamente o que está sendo debatido aqui”, destacou Renan, lembrando que participou de encontro realizado pela Uveal na cidade de Piranhas.
O senador parabenizou também o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, palestrante do debate, pela forma como transmite seus conhecimentos sobre as boas práticas e a qualidade que devem ser exercidas no serviço público. “Luciano tem uma longa experiência administrativa e política, foi ministro da Integração Nacional, é um grande quadro que temos no PMDB”, concluiu o senador.
Diante de um auditório repleto de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, Luciano Barbosa fez ver que uma administração pública só obtém resultados satisfatórios quando busca a valorização profissional com o controle social e que o sucesso das ações do poder público está na elaboração de projetos sociais voltados à melhoria da qualidade de vida da população.
Antes de iniciar o encontro, o senador Renan Calheiros foi homenageado com uma placa de agradecimento pelo trabalho, dedicação e pela amizade, oferecida pela vereadora Djanete Rodrigues da Silva.
A Banda de Pífanos ‘Esquenta Muié’ executou os hinos da cidade e do Brasil.
Compartilhe este artigo