Renan ressaltou a importância de se investir sempre mais em qualificação profissional e que a chegada do Ifal em Maragogi, irá contribuir para o desenvolvimento da região, abrangendo uma população em torno de 200 mil habitantes. “O governo Lula tem distinguido Alagoas com recursos para execução de obras, principalmente investimentos para a área de educação com a interiorização do ensino superior e profissional através da criação de campi da Ufal e do Ifal em diversas regiões do Estado”, afirmou o senador.
Ele criticou o atraso para o início das obras da construção do aeroporto de Maragogi, cujos recursos na ordem de R$ 20 milhões já foram empenhados, mas que podem ser perdidos caso o projeto continue parado. “Disseram inicialmente que a obra estava com dificuldades e não poderia começar pelo fato de o Ibama dificultar esse início; conseguimos delegar para o IMA a concessão da licença ambiental e lamentavelmente até agora não começou”, completou.
Ele lembrou que o Estado perdeu uma verba no valor de R$ 3,750 milhões para a ampliação do aeroporto de Penedo. “Lamentavelmente
Estrutura
O campus do Ifal em Maragogi será o quarto a iniciar as obras com previsão de inauguração no primeiro semestre de 2011. As aulas já começam a partir de julho em espaço a ser cedido pela prefeitura. Os cursos oferecidos serão na área da agroindústria, hotelaria e turismo, com capacidade para 500 alunos por turno, totalizando 1.500 alunos, contando com dez salas de aula, 12 laboratórios, auditório para 110 lugares, estacionamento com 74 vagas, espaço para motos e bicicletas. A área total é de mais de 50 mil metros quadrados.
Festa da emancipação
Ainda em Maragogi, o senador Renan Calheiros participou das comemorações pelos 135 anos de emancipação política do município, que teve a inauguração de obras, como a reurbanização do centro, casas populares, calçamento de ruas, nova sede da Secretaria de Ação
“Quero dizer ao prefeito Marcos Madeira que ele sempre contará com meu apoio. É muito bom para um senador quando ele envia recursos para um município e ver que esses recursos estão sendo muito bem aplicados”, disse Renan.