A construção da ponte só foi possível, como fez ver o prefeito do município, Marcelo Beltrão, porque o senador apresentou emenda no valor de R$ 600 mil, em 2006, garantindo a verba junto ao Ministério do Turismo. O projeto só foi concluído agora devido a problemas técnicos e ambientais. “Mas valeu a pena esperar e podermos estar agora comemorando seus resultados”, comemorou Renan.
O líder do PMDB no Senado destacou em seu pronunciamento que a ponte representa um marco na história da cidade e que sua inauguração, assim como de tantas outras obras por todo o Estado que ele disse ter contribuído para a sua viabilização com recursos federais, o enche de orgulho e de alegria “pelo dever cumprido de estar trabalhando pelo engrandecimento do meu Estado”.
O prefeito de Jequiá, Marcelo Beltrão, agradeceu ao senador e comparou seus benefícios para os habitantes da cidade ao Muro de Berlim quando foi derrubado. Seus agradecimentos ao senador foram reforçados pelo vice-prefeito José Luiz Coutinho, que lembrou outro sonho que Renan está proporcionando aos 16 mil
habitantes do município: a interligação da cidade à BR-101 por via asfáltica.
Também compareceram à solenidade o deputado estadual João Beltrão, o prefeito e o vice-prefeito de Coruripe, Marx Beltrão e George Guido; o prefeito de Rio Largo, Toninho Lins, vereadores e lideranças da região. O homenageado Rubem Pacheco foi representado por sua filha Luciana Pacheco. Após a bênção proferida pelo padre Eduardo Alves e o corte da fita simbólica, a ponte foi oficialmente liberada ao tráfego.