“É preciso, mais que preservar toda essa riqueza cultural do nosso Sertão, que outros municípios sigam o exemplo da administração de Piranhas, permitindo que a cultura individual se sobressaia através de iniciativas como esta que garante espaços para o ressurgir do tradicional e o florescer de novos formatos da cultura”, destacou.
Renan elogiou a gestão de Melina Freitas à frente da Prefeitura, enfatizando que o resgate da cultura representa também o resgate da igualdade, “exemplos que cabem muito bem ao novo momento vivido pelo país”. Destacou, também, o brilhante trabalho de interiorização da Universidade Federal de Alagoas feito em parceria com a reitora Ana Dayse Dorea, qualificando os jovens do interior e os preparando para o desafio do futuro.
Totalmente climatizado, o espaço do Centro Cultural foi recuperado e readaptado para as novas necessidades artísticas locais, prestando uma importante homenagem à figura ilustre do senhor Miguel Arcanjo, representado por sua família, homem que dedicou boa parte de sua vida à manutenção das raízes culturais oriundas da cidade de Piranhas.
O evento teve início com o descerramento do busto de Miguel Arcanjo de Medeiros e posterior descerramento da placa. Para um público de centenas de pessoas, os familiares do homenageado discursaram em tom de agradecimento e emocionaram os presentes recontando fatos que marcaram a vida de dedicação e empenho de Arcanjo graças ao amor à cultura e às artes populares.
Melina Freitas, em seu discurso, denominou a ocasião como uma data que entrará para a história já tão rica de momentos inesquecíveis de Piranhas, pois ali estava um dos principais instrumentos de desenvolvimento da cultura e das artes, referindo-se ao Centro Cultural. “Como boa sertaneja e piranhense carrego, com imenso orgulho, essa veia que transborda cultura, respiro e transpiro cultura todo o tempo”. Emocionada, ela agradeceu ao senador Renan Calheiros a quem atribuiu parte do progresso nas mais diversas áreas do município, assim como também na Cultura. “Renan é um líder inconteste que reiteradamente atende aos pleitos dos piranhenses”, completou.
O público foi presenteado com apresentações do coral Canto do Velho Chico e de cantores líricos que emocionaram os presentes. O evento, realizado na noite da sexta-feira, 21, contou com outras presenças ilustres, como a reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, reitor do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), João Sampaio, reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Rozangela Wyszomirska, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Mário Aloísio Melo, prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, conselheira do Tribunal de Contas de Alagoas, Rosa Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Piranhas, vereador Agilson Ferreira, secretário de Cultura e Turismo de Piranhas, Cláudio Pereira, presidente da Câmara Municipal da cidade de Delmiro Gouveia, vereador Valdo Sandes, além de outras autoridades de municípios vizinhos.