Nacionalmente o PMDB conta com a maior bancada, tanto na Câmara como Senado Federal, fazendo parte da base de sustentação do presidente Lula. Mesma composição que pretende formar, para eleger o próximo governador de Alagoas. Renan disse ainda estar muito distante para definir um candidato para disputar o Governo, mas já apontou os nomes de Cícero Almeida e Ronaldo Lessa como os prováveis candidatos majoritários, pelo menos até agora. “O PMDB não faz parte do atual governo e, desta forma, queremos formar uma chapa com os demais partidos do Estado que também estão fora da administração, para encontrarmos o candidato que tenha o perfil dos alagoanos”, informou. “É perfeitamente natural que os que não participem do governo se unam em torno de um candidato”, reforçou, dizendo, novamente, que a preferência é integrar todos os que fazem parte da base do presidente Lula. “Em Alagoas, já está praticamente consolidada a aliança entre PMDB e PT”, completou, lembrando que, por enquanto, ainda é muito cedo para saber quantos partidos farão parte dessa chapa. “O chapão, por enquanto, é só esboço”, colocou.
O senador disse, também, que está mantendo reuniões, para tentar consolidar essa aliança em outros Estados do País, como o Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul e Bahia, entre outros. “A nossa expectativa para concretizarmos essas alianças em outros Estados tem sido a melhor possível”, admitiu.
Renan ainda comentou, com entusiasmo, a aprovação, na última semana, no Senado Federal, de duas Propostas de Emenda à Constituição. Uma delas, a que visa estabelecer um piso salarial para os policiais civis e militares e bombeiros militares em todo o País. O senador acredita que o valor a ser fixado deverá ficar entre o piso dos policias de Sergipe, de R$ 3.200,00, que ele considera uma boa referência, e o do Distrito Federal, onde os policiais recebem pouco mais de R$ 5 mil. O senador considera a aprovação do piso salarial dos policiais a maior conquista da segurança pública deste ano no País.
Outra PEC aprovada é a que estabelece regras para o pagamento dos precatórios. A convenção foi prestigiada pelos prefeitos de Arapiraca, Luciano Barbosa, de Murici, Renan Filho, pelo vice-governador José Wanderley, entre outros filiados ao partido.