Ícone do site Senador Renan Calheiros

Renan cumprimenta Governo por ações na Educação e Saúde

Na tarde de hoje (14), o líder do PMDB, Renan Calheiros, ocupou a tribuna do Senado para comemorar duas iniciativas do governo da presidente Dilma Rousseff em benefício dos estudantes e dos portadores de hipertensão e diabetes.

        No seu programa semanal, a presidente Dilma anunciou a redução de juros e a ampliação do prazo de carência para os financiamentos contraídos no FIES – o Programa de Financiamento Estudantil. Neste programa, os juros foram reduzidos para 3,4% e o aluno beneficiado somente começará a pagar o financiamento do curso superior depois de um ano e meio após a conclusão dos estudos.


   “Isso significa – salientou Renan – que os alunos recebem um prazo bastante confortável para encontrar colocação no mercado de trabalho e comecem a pagar o crédito”.

        Renan também felicitou o governo federal pelas demais iniciativas que passam a beneficiar os estudantes dos cursos superiores: a inclusão de alunos com renda de até um salário mínimo e meio e a dispensa de uma série de documentos burocráticos e até de fiadores para ter acesso ao crédito. “Agora o governo será o fiador nos alunos mais carentes” – festejou o senador.

        O líder também comunicou  aos colegas senadores que faz muito tempo que ele vem dedicando ações e projetos destinados aos alunos mais humildes e ficou feliz em ver que parte de seus projetos está sendo considerada pelo governo.

        Outra ação governamental que, coincidentemente, entrou em vigor nesta data foi igualmente comemorada por Renan: a distribuição gratuita dos medicamentos destinados aos hipertensos e aos portadores de diabetes.

        Renan agradeceu ao atendimento de suas propostas pelo governo federal a aproveitou para lembrar que ainda estão tramitando no Senado e na Câmara outras iniciativas em benefício dos diabéticos: gratuidade para aquisição de equipamentos para monitoramento de glicemia, liberdade para movimentação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, do PIS e do Pasep, além da isenção do imposto de renda para os portadores de diabetes que estejam aposentados ou reformados.

        “Esses projetos – disse Renan – quando aprovados, ajudarão a minimizar problemas de mais de seis milhões de diabéticos em todo o Brasil”.

        No final de seu pronunciamento, Renan reiterou sua satisfação com essas iniciativas do governo que incorporam propostas que ele fez nestes últimos anos. E concluiu: “Mais do que honrar compromissos assumidos na última campanha eleitoral, as duas ações têm um enorme alcance social e são dignas de elogios”.

Compartilhe este artigo