Informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas pelo Ministério do Trabalho, nesta terça-feira, mostram que – entre todos os setores econômicos – a construção civil foi responsável pela maioria dos empregos gerados no estado. No ano passado, o setor foi responsável pela criação de quase 5 mil empregos no estado.
Defensor do principal programa habitacional do governo “Minha Casa, Minha vida”, o senador Renan comemorou o resultado e disse que Alagoas deve usar desta boa fase para avançar na luta contra o déficit de moradias: “Se todos nós juntos, governo e sociedade, nos articularmos, em breve, milhões de brasileiros poderão finalmente realizar o sonho da casa própria. Vamos erradicar o déficit habitacional e produzir milhões de moradias em todo país, gerando emprego e renda e ativando a monumental cadeia produtiva da construção”.
Ainda de acordo com dados do Ministério do Trabalho, a construção civil liderou a geração de empregos no país durante os últimos dois anos, com a criação de 14.784 novas vagas. Em 2010, o aumento no estoque formal de emprego chegou a quase 40% do ano anterior. Para incentivar o crescimento do setor, além do combate ao déficit habitacional com a construção de moradias populares, o senador Renan tem defendido uma série de outras medidas: a diminuição da burocracia na aprovação de projetos e na concessão de créditos, a redução da carga tributária para a construção de moradias populares e a regularização fundiária como forma de formalizar o mercado imobiliário de baixa renda. “Precisamos aproveitar esta oportunidade para resolver também o problema da falta de moradias para os policiais e incluir outras medidas, como uma solução para a substituição das casas de taipa, encontradas no interior, por casas de alvenaria”, finalizou o parlamentar.