Ícone do site Senador Renan Calheiros

RENAN COMEMORA AUMENTO DO EMPREGO

O Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) considerou uma “ótima sinalização” o recorde na criação de empregos formais anunciado pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira (16). Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho foram criados 242 mil novos empregos formais em todo o Brasil no mês de Agosto. É o maior número de admissões desde a crise financeira mundial eclodiu no final de 2008.

Das dez cidades que mais criaram vagas de trabalho, nove são capitais. Após São Paulo, aparecem, respectivamente, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Entre as 50 cidades que mais geraram novos postos de trabalho, Maceió, ocupa a 39ª posição. Na capital alagoana a comparação entre admissões e demissões gerou um saldo positivo de 1.041 novos empregos com carteira assinada. Na cidade de Maceió foram contratados 4.484 trabalhadores contra 3.443 demissões. O desempenho do emprego em Maceió superou capitais como Campo Grande (MS) e grandes cidades como Lauro de Freitas, na Bahia.

– Tenho reiterado em plenário – informou o senador –  que o Brasil ultrapassou a recessão e que todos os indicadores sugerem um crescimento sustentável a partir de agora. O crescimento do emprego é mais uma ótima sinalização. A previsão é de quase 1 milhão de novas vagas em todo o ano de 2009. O principal ator desta superação é o próprio trabalhador brasileiro. Mas é inegável que as medidas econômicas adotas pelo governo do Presidente Lula foram acertadas e adequadas.

O Senador se referiu à redução dos juros, às desonerações tributárias, especialmente da indústria automobilística e às políticas de aumento da renda dos trabalhadores. O senador Renan relembrou que durante sua gestão na Presidência do Congresso é que surgiu a nova fórmula que começou a reajustar o salário-mínimo pela inflação passada mais a variação positiva do Produto Interno Bruto.

– O ganho real do salário-mínimo foi extremamente importante. O Mínimo recuperou sua importância na economia e este consumidor foi decisivo para manter a economia aquecida e ultrapassarmos a recessão na frente de nações desenvolvidas – comemorou Renan.

 

Compartilhe este artigo