“Falei pessoalmente com o ministro, e ele apoiou a minha proposta, de utilizar pelo menos uma parte desses recursos em aparelhamento e modernização das escolas e o ministro se prontificou a disponibilizá-los”, completou.
Renan lembrou que o Estado precisa ser cobrado, para aproveitar o trabalho que o governo federal está realizando em Alagoas. “O que está acontecendo no nível superior da educação em Alagoas é uma coisa fantástica”, enalteceu. “O governo Lula levou a universidade federal ao interior e a reitora da Ufal, Ana Dayse está cumprindo um papel fundamental nesse processo”, informando que os campus de Penedo, Palmeira dos Índios e Arapiraca já são uma realidade. “Somente em Arapiraca, são mais de 3 mil alunos frequentando a universidade”, colocou, dizendo que no mês passado, acompanhou uma ampliação executada no campus, ao lado de Ana Dayse e do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa,
Também está sendo construído o campus de Delmiro Gouveia, que entrará em funcionamento no decorrer deste ano. Para isso, já foram realizados concursos para contratação de professores e servidores.
“O maior investimento que um governo pode fazer é na educação”, destacou o senador, enaltecendo, ainda, a evolução das escolas técnicas no Estado, através do Instituto Federal de Alagoas, antigo Cefet (Centro de Educação Federal e Tecnológica).
Quatro escolas profissionalizantes já estão instaladas em Alagoas, nas cidades de Maceió, Satuba, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios. “O governo federal vai construir mais oito escolas técnicas em Alagoas”. Já teve início a implantação das instituições de Arapiraca, Murici e Penedo que, através de convênios com as prefeituras – que disponibilizam os prédios para o funcionamento – poderão disponibilizar seus cursos já a partir de março.
“Precisamos cobrar do governo do Estado os investimentos para a Educação em Alagoas, para não perdermos essa oportunidade histórica que o governo federal está nos oferecendo”, concluiu.