Ícone do site Senador Renan Calheiros

Renan Calheiros protocola requerimento da CPI dos Supersálarios

O pedido para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito que irá investigar os Supersalários nos três Poderes foi encaminhado nesta terça-feira (12), pelo senador Renan Calheiros à mesa diretora do Senado. O documento contém 50 assinaturas de parlamentares que apoiam a criação da CPI.
Os parlamentares terão 180 dias para investigar os pagamentos a servidores dos três Poderes, empregados da administração pública direta e indireta, incluindo empresas públicas e sociedades de economia mista que estejam em desacordos com o teto Constitucional dos Supersalários. A ideia do senador é que depois de detectados essas abusos, haja a restituição dos valores ao erário público.

“Com essa Comissão Parlamentar de Inquérito, esperamos que tenhamos dois resultados a curto prazo. Um é que se crie um critério universal que atenda todos os Poderes, tornando públicos esses Supersalários. Hoje a sociedade não tem acesso a essas informações. O outro é criar condições políticas para que a Câmara dos Deputados vote finalmente o fim dos Supersálarios na administração pública e nos três Poderes. Se nós fizermos isso, estaremos cumprindo um grande papel e a expectativa que a sociedade brasileira tem de todos nós”, afirmou o senador Renan Calheiros.

Ainda de acordo o parlamentar alagoano, o pedido da instalação CPI dos Supersalários não é destinado a nenhum Poder. “Que fique claro, que não tem nada contra Poder a, contra Poder b, nem contra Poder c. É uma regra geral que temos que levantar. Estamos num momento que o Brasil não tem dinheiro para manter as universidades, que corta dinheiro da ciência e tecnologia e quando é anunciado pelo o ministro do planejamento a possibilidade de não pagar os proventos de aposentadoria, como é que nós damos ao luxo de pagar salários de 200 mil, 300 mil, 400 mil reais? Isso não pode acontecer!”, completou.

Confira o vídeo com o pedido na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=vV7KFNsJV5o

Compartilhe este artigo