Renan ressaltou, em seu discurso, o apoio que o presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, tem dado ao setor de educação pública em Alagoas, com os investimentos que estão sendo feitos na construção de campus do Ifal e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no interior de Alagoas. A construção da unidade do Ifal em Murici faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação.
Renan lembrou que essa é a segunda Ordem de Serviço assinada neste semestre para as obras de expansão de Ifal. Na obra serão investidos recursos na ordem de R$ 4,5 milhões. No mês passado, o senador Renan participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço da unidade do Ifal de Arapiraca.
– Os jovens do interior terão a oportunidade de investir em cursos profissionalizantes e superiores através das unidades do Ifal e nos campus da Ufal que estarão sendo instalados nestas cidades – ressaltou o senador.
– O desenvolvimento econômico e social só poderá ser alcançado se forem feitos investimentos na educação profissionalizante e superior dos jovens do interior – disse o senador. Para os próximos dias deve acontecer a licitação para construção da unidade de Piranhas. A unidade de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, já está licitada.
O coordenador de expansão da fase 2 do Ifal, Roberto Carlos Coimbra Peixoto, ressaltou a importância do senador Renan Calheiros para a construção das unidades do Ifal no interior alagoano.
– O senador tem sido um parceiro muito grande dessa expansão. Queremos sempre contar com sua ajuda para que possamos recuperar essa dívida que temos com os nossos jovens, principalmente aqueles do interior. Temos que cobrir o estado de Alagoas com todas essas unidades do Ifal – afirmou Roberto Carlos.
Estrutura física
Em um primeiro momento serão ofertados cursos para formação profissional nas áreas de agroindústria, biocombustíveis e alimentos. Durante a obra, a previsão é de que sejam gerados 180 empregos diretos, proporcionando, dessa forma, a circulação de mais dinheiro no município e região. Também empregará cerca de 160 funcionários, entre professores e pessoal administrativo quando estiver em pleno funcionamento.
A solenidade teve ainda a presença do deputado federal Olavo Calheiros; vice-governador José Wanderley; dos prefeitos de Rio Largo, Toninho Lins; de Olho D’Água do Casado, José Gualberto; de Flexeiras, Silvana Cavalcante e de Branquinha, Renata Freitas; vice-prefeito de Murici, Remi Calheiros, ex-prefeitas de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão e de Flexeiras, Arlene Cavalcante; ex-prefeito de São José da Laje, Paulo Roberto Pereira; do presidente da Uveal, Hugo Wanderley e do superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas, Edivaldo Neiva, vereadores, secretários municipais.