O anúncio foi feito pelo Senador Renan Calheiros no plenário do Senado após uma reunião de trabalho entre ele o vice-governador, José Wanderley, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão no final da tarde desta quarta-feira, 23.
Renan informou ainda que o Ministério da Saúde, além dos recursos, vai enviar 15 equipes médicas ao estado e 10 equipes do SAMU que levarão estoques de medicamentos e kits de saúde. O Ministério anunciou ainda que vai enviar ao estado mais hospitais de campanha, semelhantes aos que foram utilizados no grande terremoto do Haiti.
Ainda de acordo com o Senador Renan Calheiros, das 26 cidades devastadas pelas chuvas, 19 contam com unidades hospitalares e estas unidades receberão diretamente do Ministério da Saúde um reforço orçamentário de R$ 70 mil mensais para ajudar na assistência às vítimas das enchentes.
Segundo o Senador Renan, as outras 7 cidades que não dispõem de postos hospitalares, receberão os mesmos recursos através das equipes do Saúde da família.O Senador Renan Calheiros informou ainda que, a pedido do prefeito de Maceió, Cícero Almeida, o Ministério da Saúde aumentou em R$ 1 milhão o teto de repasses do MS para a capital alagoana.
O detalhamento das ações para evitar a proliferação de doenças infecto-parasitárias, como leptospirose e hepatite foi discutido entre o Senador Renan Calheiros, o vice-governador José Wanderley e o o Ministro da Saúde, José Temporão. Renan ocupou a tribuna do Senado para comunicar as providêndias adotadas pelo governo até aqui.
– Nossos irmãos alagoanos passam por uma situação desumana. O Brasil todo, governo, o Presidente Lula e a sociedade, está mobilizado para ajudar o estado. É preciso que todos façam sua parte e façam com agilidade, com rapidez. Nós estamos fazendo a nossa parte. O governo do Presidente Lula está respondendo adequadamente a esta que é a maior catástrofe natural da história de Alagoas.