Estado será contemplado com novas ambulâncias doadas pelo governo federal
O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) será ampliado em Alagoas com a doação de novas ambulâncias que serão doadas pelo governo federal. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 1º, aos prefeitos alagoanos pelo senador Renan Calheiros (PMDB), o coordenador nacional do Samu, Clésio Mello de Castro e o chefe de gabinete de Atenção à Saúde, Jones Martins, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Participou ainda da reunião, o vice-governador de Alagoas, José Wanderley (PMDB). O Estado de Alagoas seria contemplado apenas com oito ambulâncias mas, através de gestões do senador Renan junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o número de ambulâncias foi ampliado. 10% do primeiro lote que será entregue neste mês. Renan ressaltou que a distribuição das ambulâncias teve como base critérios técnicos definidos pela assessoria do Ministério da Saúde. “Não houve critérios políticos para essa distribuição”, frisou o senador, acrescentando que tentará junto ao governo federal para ampliar esse número no próximo lote, no mês de agosto.
“Temos que continuar trabalhando para melhorar a rede de saúde pública de Alagoas. Já conseguimos avanços com a habilitação do Hospital do Açúcar para tratar crianças com câncer, agora estamos trabalhando para viabilizar recursos ao Hospital Sanatório e precisamos colocar em funcionamento o quanto antes o hospital de Santana do Ipanema. Me empenhei para garantir os recursos visando sua construção e compra de equipamentos, mas precisamos colocá-lo em funcionamento”, afirmou Renan.
Investimento
O investimento do governo federal, segundo o coordenador nacional do Samu, Clésio Mello de Castro é de R$ 7 milhões com a compra dessas ambulâncias e equipamentos. Outros R$ 9 milhões por ano, segundo ele, serão destinados ao custeio do sistema, que inclui a contratação de pessoal especializado no tipo de serviço a ser oferecido pelos municípios aos seus cidadãos. Ele ressaltou também que não houve nenhum privilégio na escolha dos municípios e as regiões foram analisadas de acordo com a distância para os hospitais e demanda.
O empenho do senador Renan Calheiros em ampliar o número de ambulâncias destinadas a Alagoas neste primeiro momento foi destacado pelo chefe de gabinete de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Jones Martins. “O senador Renan, graças a seu prestígio conseguiu mais uma vez trazer um grande benefício a todo povo alagoano. Isso é fruto de seu trabalho em Brasília”, disse ele. Para o presidente da AMA, Luciano Barbosa, essa conquista é muito importante para população alagoana:
“O maior objetivo é salvar vidas, com essas unidades de saúde vamos conseguir diminuir o tempo de atendimento e aumentar os primeiros socorros. E quero aqui destacar o trabalho, mais uma vez do senador Renan Calheiros para trazer benefícios ao povo de Alagoas. Renan tem sido um grande parceiro de Alagoas e dos municípios, como sempre tem feito desde seu primeiro mandato de senador”, disse Luciano Barbosa, que em nome dos prefeitos alagoanos, parabenizou o senador pela iniciativa.
Municípios beneficiados