Ana Dayse destacou os índices que apontam que 68,5 por cento dos estudantes do nível médico encontram-se no interior de Alagoas. “Esse nosso projeto, que teve início em 2003, só foi viabilizado graças ao empenho imprescindível do senador Renan, a quem agradecemos de público e também devido ao apoio da nossa bancada federal”, lembrou, relacionando os recentes recursos garantidos por Renan, para que a interiorização fosse assegurada. “No final do ano passado, o senador Renan garantiu 4,5 milhões de reais e, antes destes, já havia assegurado a liberação de outros 8 milhões de reais, contribuindo decisivamente para o êxito dos nossos projetos”, completou.
Renan Calheiros se disse “muito feliz” em ter colaborado com a realização do sonho da reitora , “o que só foi possível porque a Ana Dayse acreditou no sucesso do seu projeto”. O senador informou aos presentes à aula inaugural que este projeto da Ufal inspirou um outro semelhante, adotado pelo Ministério da Educação e Cultura.
Renan comunicou que o governo federal, através do MEC, já assegurou e continuará liberando os recursos necessários para o incremento dos campus de Santana do Ipanema e Porto Calvo e para a sequencia de toda a programação prevista para o campus de Delmiro Gouveia. “Hoje, a interiorização do ensino superior já é uma realidade em Penedo, Palmeira dos Índios e festeja a matrícula de mais de três mil alunos distribuídos em 11 cursos no Campus de Arapiraca”, comemorou.
Segundo levantamento apresentado por técnicos da UFAl, 60 por cento dos alunos aprovados no Campus do Sertão, que iniciam o ano letivo nesta terça-feira, são oriundos de escolas públicas. Destes, 82 por cento não fizeram curso pré-vestibular e 95 por cento não têm curso de graduação
A aula inaugural foi proferida pelo doutor em Economia, professor Cícero Péricles, tendo como tema “A Interiorização e o Desenvolvimento da Região”, reunindo os 320 estudantes aprovados no primeiro vestibular do Campus, os gestores da Ufal, o prefeito de Delmiro Gouveia, Luiz Carlos Costa (PRB), prefeitos, ex-prefeitos, secretários, vereadores e lideranças políticas da região. A bancada federal alagoana também esteve representada pelo deputado federal Givaldo Carimbão (PSB).