Ícone do site Senador Renan Calheiros

PROJETOS DE RENAN SOBRE SEGURANÇA VÃO SER VOTADOS NO SENADO

Duas propostas do senador Renan na área da segurança pública devem ser votadas esta semana na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A primeira é uma proposta de emenda constitucional (PEC) que garante recursos para o setor. Ela altera o art. 144 da Constituição a fim de impedir que os recursos sofram qualquer tipo de desvio ou limitação. A proposta insere ainda dispositivo no âmbito do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para vincular receitas ao setor de segurança pública por um prazo de cinco anos.

Essa vinculação respeitaria a seguinte distribuição: pelo menos 10% dos impostos arrecadados pela União; no mínimo 7% dos impostos arrecadados pelos estados; ao menos 5% dos impostos recolhidos pelo Distrito Federal e, pelo menos 1% do montante arrecadado pelos municípios.

A outra proposta pretende modificar o atual direito do preso de identificar os responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial, quando se tratar de delitos relacionados com o crime organizado. O senador Renan explica que essa seria uma medida de proteção para os juízes e seus familiares.

Compartilhe este artigo