Ícone do site Senador Renan Calheiros

Prioridade é o internauta, diz Renan em lançamento de novo portal do Senado

unnamed (1)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lançou nesta quinta-feira (20) o novo portal do Senado Federal, acessível. O objetivo do grupo de trabalho foi oferecer uma arquitetura que permite acesso virtual às principais informações legislativas e administrativas em apenas dois cliques. A solenidade foi na sala de audiências da presidência.

“Propugnamos mais transparência em toda esfera pública, inclusive estatais, devemos dar o exemplo, porque o exemplo, quanto mais alto mais pedagógico. A reformulação do Portal do Senado e em seus demais portais cumpre mais uma etapa importante de evolução na transparência da Casa. As informações ganharam mais integração, acessibilidade e facilidade de acesso, inclusive, por dispositivos móveis”, disse Renan Calheiros na apresentação do projeto.

Os portais do Senado registram atualmente mais de quatro milhões de acessos por mês. O novo portal dá maior destaque ao Senado Agora, ferramenta que tem o objetivo de dar maior velocidade na divulgação de informações sobre a Casa. O Senado Transparente vai informar em tempo real as economias e a otimização de recursos, como o uso do processo eletrônico, que já proporcionou economia de mais de um milhão de folhas de papel.

“A nova reformulação no Portal do Senado e em seus demais portais cumpre mais uma etapa importante de evolução na transparência da Casa. As informações ganharam mais integração, acessibilidade e facilidade de acesso, inclusive, por dispositivos móveis. Design e programação modernos também vão garantir facilidade na navegação”, informou Renan.

Ao todo, 56 milhões de internautas curtiram ou seguiram os perfis da instituição no último ano. Por meio do E-cidadania será possível a participação em audiências públicas e projetos de lei. O DataSenado, com nova interface, permitirá a participação popular em pesquisas e enquetes.

O novo portal foi desenvolvido com a participação de todos os setores da Casa, sem custos extras para o Senado; e foi acompanhado pela Secretaria de Transparência e coordenados pela Diretoria Geral, pelo Prodasen, responsável pela programação, e pela Secretaria de Comunicação Social, que responde pelo design e arquitetura da informação do novo portal.

“Vamos continuar trabalhando para melhorá-lo, com a responsabilidade de sermos uma das instituições públicas com mais acessos virtuais do Brasil. A velocidade das informações na internet promove e obriga a construção de portais feitos e refeitos diariamente, mas os avanços que estamos oferecendo aos brasileiros são inquestionáveis. Estamos honrando o compromisso que fizemos com a economia, a transparência legislativa e administrativa e estimular a participação do brasileiro no trabalho do Senado Federal”, garantiu Renan.

Compartilhe este artigo