Ícone do site Senador Renan Calheiros

PMDB luta para manter valores do Fundeb

Renan comanda reunião da executiva do PMDB na sede do partido, em MangabeirasA bancada federal do PMDB em Alagoas retorna a Brasília, esta semana, com o compromisso de buscar uma solução junto ao Ministério da Educação para evitar mais uma redução na receita dos municípios com a queda de quase 10% dos recursos do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – que em março deste ano foi fixado em R$ 1.350,09 e no último mês caiu para R$ 1.221,34 por aluno, deixando os prefeitos apreensivos e com dificuldades para manter compromissos assumidos com a educação em seus municípios.

A preocupação dos prefeitos foi anunciada ao senador Renan Calheiros – líder do PMDB e presidente estadual do partido – durante a reunião da executiva peemedebista para definir o calendário político com vistas às eleições do próximo ano. Além do senador, estivam presentes os três parlamentares do partido na Câmara Federal – Joaquim Beltrão, Carlos Alberto Canuto e Olavo Calheiros –, que se comprometeram encampar a lutar contra a redução do fundo.

“Não podemos mais perder receitas. Primeiro foram os cortes do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), agora mais uma queda de 9,53% no valor aluno/ano do Fundeb, redução que trará sérias dificuldades aos gestores municipais e compromete até o pagamento em dia dos servidores da educação”, reclamou o presidente da AMA – Associação dos Municípios Alagoanos – e prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.

Vários outros prefeitos do PMDB, o vice-governador José Wanderley e a deputada Flávia Cavalcante, também revelaram sua preocupação com a redução do fundo durante a reunião, ouvindo do senador e dos deputados federais a garantia de que o assunto será discutido a partir desta semana no Ministério da Educação e no Congresso Nacional.  Joaquim Beltrão, inclusive, faz parte da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

Calendário

A reunião da executiva estadual do PMDB ocorreu no último final de semana na sede do partido, em Mangabeiras, Maceió. O presidente Renan Calheiros deu início aos trabalhos convocando toda a militância peemedebista para estruturar a sigla em todos os municípios alagoanos. Ficou estabelecido o período de 17 a 31 de outubro para realização das convenções municipais e um novo encontro da executiva no próximo sábado.

“Os prognósticos indicam avanços ainda maiores em nosso partido nas próximas eleições, aqui e em todo o Brasil. Precisamos de novos encontros como este, mensalmente, buscando uma estrutura mais ampla do partido em todos os municípios alagoanos, consolidando assim a nossa proposta e compromisso de trabalhar mais pela democratização e desenvolvimento do nosso Estado”, enfatizou o senador.

A reunião do próximo sábado, no dia 12, será em São Miguel dos Campos. Toda a executiva do partido está convocada para o encontro, que será, também, uma forma de apoiar e prestigiar a prefeita do município, Rosiane Santos, “que está sendo vítima de um equívoco judicial que, temos certeza, será esclarecido o mais breve possível para que ela continue trabalhando pelo desenvolvimento de sua cidade”, concluiu Renan.

Compartilhe este artigo