Ícone do site Senador Renan Calheiros

Nova ponte interligará Alagoas a Sergipe

Uma nova ponte sobre o Rio São Francisco, que ligará os municípios ribeirinhos de Penedo (AL) e Neópolis (SE) irá fomentar o desenvolvimento econômico e social e aumentar a competitividade de empresas dos dois estados. Entre os principais setores a serem favorecidos estão turismo, indústria e piscicultura. Atualmente, a ligação entre os dois estados é feita por balsas. O projeto executivo foi elaborado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão subordinado ao Ministério da Integração Nacional e foi entregue nesta quinta-feira (17) ao governador de Alagoas, Renan Filho. Participaram da cerimônia o presidente do Senado, Renan Calheiros, e a presidente da companhia, Kênia Marcelino.

A elaboração do projeto contou com investimento de R$ 2,3 milhões, viabilizados pelo Ministério da Integração Nacional e provenientes de emenda parlamentar do então deputado federal Renan Filho, atual govenador do estado. A previsão de custo total da ponte é de R$ 320 milhões. “Vamos trabalhar para garantir orçamento para executar esta obra tão importante aos dois estados nordestinos”, afirmou o ministro Helder Barbalho.

Segundo o govenador Renan Filho, a ponte é aguardada há muitos anos pela população da região e possibilitará a integração econômica dos dois estados, colocando os municípios em posição estratégica como uma nova rota de desenvolvimento. Cerca de 200 mil pessoas devem ser beneficiadas. Haverá uma redução de cerca de 40 quilômetros no trajeto, tornando a logística de produtos e de turismo mais ágil e econômica. “Será possível integrar o sul de Alagoas com o norte de Sergipe. Com isso, diversas áreas serão beneficiadas, como a educação, saúde, turismo e agronegócios”, ressaltou o governador Renan Filho.

Compartilhe este artigo