O município de Penedo será o próximo a contar com uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal). Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 21, com a presença do senador Renan, do reitor do Ifal, Irineu Colombo e do prefeito Israel Lessa (PPS), foi assinada a Ordem de Serviço para a construção da unidade do Ifal em Penedo, que inicialmente irá ofertar cursos nas áreas de tecnologia. O investimento fica em torno de R$ 4,5 milhões, do Ministério da Educação.
As obras, segundo o arquiteto responsável pela expansão do Ifal em Alagoas, Roberto Carlos, devem começar de imediato, com previsão de término de nove meses a um ano. O prédio terá dez salas de aulas, 12 laboratórios, lanchonete, refeitório, auditório, área administrativa, 100 vagas de estacionamento para veículos, motos e bicicletas. Serão ofertados, de início, dois cursos: Açúcar e Álcool, e Técnico em Controle Ambiental. E para o futuro mais um curso, o de Eletromecânica. A capacidade é de 500 alunos por turno, sendo que o Ifal de Penedo inicialmente terá apenas turmas pela manhã e tarde.
Em seu discurso, o senador Renan destacou o empenho do presidente Lula em levar a interiorização do ensino profissionalizante e superior ao
Renan ressaltou ainda outras conquistas sociais que o País enfrentou no governo do presidente Lula, como o crescimento real do salário mínimo, e a recente aprovação do reajuste de 7,72% no valor das aposentadorias daqueles que ganham acima de um salário mínimo. O prefeito de Penedo, Israel Saldanha (DEM) agradeceu ao senador Renan pelo empenho em tornar realidade a construção do Ifal no município, ressaltando que ‘a juventude só terá a ganhar com a chegada de um instituto para oferecer cursos profissionalizantes’.
A solenidade contou ainda com presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Fernando Toledo (PSDB); do secretário estadual de Educação, Rogério Teófilo; do ex-prefeito de Penedo, Alexandre Toledo, do presidente da Câmara de Vereadores de Penedo, Josué Marques; dos vereadores Alcides Andrade, Ivana Toledo, Messias Lima e Derivan Tomás; do superintendente da Codevasf, Antonio Nelson e do ex-governador Moacir Andrade.
Visita ao terreno
Após a solenidade de assinatura do contrato, realizada no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), o senador Renan Calheiros, acompanhado das demais autoridades, fez uma visita ao terreno onde será construído o Ifal de Penedo. O terreno foi doado pelo grupo Carlos Lyra e fica às margens da Rodovia engenheiro Joaquim Gonçalves. Antes, Renan concedeu entrevista às emissoras Penedo FM, Grande Rio FM e São Francisco AM, onde falou de sua atuação como senador por Alagoas.