Ícone do site Senador Renan Calheiros

Legislativo e Executivo vão unir esforços para retomar obras inacabadas, diz Renan

0607f2a

No início da tarde desta terça-feira (5), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se reuniu com o presidente da República interino, Michel Temer, para tratarem da retomada das obras inacabadas.

“O Legislativo e o Executivo vão unir esforços para pôr fim às obras inacabadas”, disse Renan. Na sequência, o presidente do Senado concedeu entrevista aos jornalistas para fala sobre o encontro.

Legislativo e Executivo vão unir esforços para retomar obras inacabadas, diz Renan. Foto: Jonas Pereira

“Eu disse ao presidente Temer que nós temos um cemitério de obras inacabadas por diferentes motivos, que já aponta 250 bilhões de restos a pagar”, explicou Renan.

Segundo o presidente do Senado, o fato de muitas dessas obras terem sido empenhadas e sequer terem começado, chama atenção para a gravidade da situação. Renan contou que Michel Temer aceitou o encaminhamento do senador Otto Alencar (PSD-BA) de pedir aos governadores levantamento das obras inacabadas e as prioridades das obras com recursos federais.

“O presidente deu a ideia de pedir aos ministros que determinem a quantidade de obras inacabadas por pasta, incluindo principalmente as obras municipais”, disse Renan ao informar também que o presidente interino deve mandar concluir as obras que forem passiveis de conclusão num valor de até R$ 500 mil.

“Isso retoma a criação de emprego e renda e demonstra seu com compromisso uma solução definitiva para as obras inacabadas e os restos a pagar”, destacou Renan.

Uma nova reunião, com o presidente Michel Temer, para tratar das obras inacabadas ficou marcada para o dia 2 de agosto.

Revitalização do São Francisco

Outro assunto tratado durante a reunião foi a necessidade de se retomar o processo de revitalização do Rio São Francisco.

”O Rio São Francisco não pode morrer, se morrer não teremos a transposição. Então, a revitalização, que deveria ter sido feita antes, vai ter de ser feita emergencialmente para que o rio não acabe”, defendeu Renan.

O presidente do Senado anunciou ainda que, na próxima terça-feira (12), haverá um novo encontro, que contará com as presenças de senadores e do presidente Michel Temer para tratar da revitalização do Rio São Francisco.

“O presidente Temer considerou a revitalização do Rio São Francisco uma obra emergencial, fundamental, importantíssima e inadiável”, finalizou Renan.

Compartilhe este artigo