Ícone do site Senador Renan Calheiros

Imprensa: Renan faz balanço local e nacional

 
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) disse nesta sexta-feira (26) em um café da manhã com a imprensa alagoana, que o PMDB, partido que ele preside em Alagoas, terá candidatos em todas as instâncias na eleição de 2014. Renan observou que a eleição tem seu tempo próprio, por isso as candidaturas e alianças eleitorais só devem começar a ser postas em discussão a partir de março do ano que vem.

 
“Precipitar a discussão é um erro político”, disse o senador. Instado pelos jornalistas a comentar a possibilidade de sua própria candidatura ao governo do Estado, Renan lembrou que o PMDB dispõe de nomes fortes para a disputa majoritária de governador e senador, e citou três: o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o deputado federal Renan Filho (o mais votado de Alagoas em 2010) e o ex-vice-governador José Wanderley Neto.
 
Os repórteres insistiram em que o nome do senador vem sendo lançado para o governo. Renan, mais uma vez, lembrou que a definição de candidaturas não deve ser precipitada, e acrescentou: “Eu sinceramente tenho dúvidas sobre onde posso ser mais útil a Alagoas, se na presidência do Senado ou no governo do Estado. Por isso, acho que ainda é muito cedo para assumir isso. Na minha opinião, o tempo correto para essa definição será março ou abril do ano que vem”, disse.
 
Renan fez para os jornalistas um relato das proposições que passaram pelo Senado desde que assumiu a presidência, principalmente os projetos da agenda positiva aprovados desde junho, “com a energia vinda das ruas”, como definiu as manifestações populares que tomaram conta do país.
 
Sobre a reforma política e eleitoral, Renan Calheiros defendeu a realização de um plebiscito para consulta à população e do sistema distrital misto, mas admitiu que dificilmente haverá tempo suficiente para aprovar essas mudanças e fazê-las vigorar na eleição de 2014.
 
O senador considerou muito positivo o primeiro encontro de lideranças políticas realizado em maio, em Santana do Ipanema, cujos objetivos principais foram concretizados. E adiantou que já está marcado para 27 de setembro, em Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas, um segundo evento, o Encontro para Avaliação de Políticas Públicas.
Compartilhe este artigo