Se depender do apoio do presidente Lula, a reeleição de Renan Calheiros está garantida no pleito deste ano. O presidente confirmou seu apoio ao líder do PMDB no Senado ao prefeito de Cajueiro, Antônio Palmery Neto (PTB), durante solenidade de entrega de 650 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na última quinta-feira, 25, na cidade de Tatuí/SP.
“O presidente Lula tem uma admiração enorme por Renan. Ele revelou, com muita firmeza, que a reeleição do senador é questão de honra e que sua continuidade no Senado é muito importante”, disse Palmery no relato que passou aos demais prefeitos alagoanos sobre sua presença como representante da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos) na entrega das ambulâncias.
O prefeito de Cajueiro conversou com seus colegas sobre os acontecimentos da viagem no estande da AMA, na sexta-feira à noite, na abertura da Feira dos Municípios, um dia após ele ter participado, com todas as honras, ao lado do presidente Lula e da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), da entrega das chaves de 650 ambulâncias, sendo 43 delas destinadas a municípios alagoanos.
Dos 500 prefeitos que marcaram presença na solenidade, somente três tiveram acessos à sala vip colocada pela montadora Rotan, fabricante das viaturas. E entre eles estava Palmery. “Fui descoberto pelo cerimonial do Planalto e surpreendido com o convite feito pelo ministro de Relações Institucionais e Coordenação Polícia, Alexandre Padilha, para ter acesso à sala vip”, conta o prefeito.
Nos quase três minutos de celebridade de Palmery conversando com Lula, o prefeito disse que teve a oportunidade de conheceu pessoalmente a ministra Dilma Rousseff, apresentada pelo presidente Lula. “O presidente demonstrou imensa satisfação ao conversar com um prefeito alagoano, dizendo que adora o nosso Estado. Deu-me, inclusive, o número de seu celular particular”, disse.
Dívida agrícola
Na conversa de aproximadamente três minutos que teve reservadamente com o presidente na solenidade, Lula confidenciou a Palmery que nesta segunda-feira o senador Renan Calheiros irá anunciar uma boa notícia para os pequenos produtores do Nordeste que têm dívidas com os bancos oficiais e estão ameaçados de perder suas propriedades por conta do débito.
Renan, que na manhã de ontem esteve em Pão de Açúcar para inaugurar a nova Agência da Previdência Social (APS) no município, confirmou que tinha recebido um telefonema do presidente convidando-o para estar em Brasília esta segunda-feira de manhã para participar do lançamento do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). O senador retornou a Brasília ontem à tarde.
O líder do PMDB no Senado chegou a Alagoas na sexta-feira de manhã para inaugurar, à tarde, a APS de Porto Calvo, juntamente com o gerente-executivo do INSS em Alagoas, Ronaldo Medeiros. No sábado participou das inaugurações das novas agências do INSS de São Sebastião, Girau do Ponciano e Campo Alegre. No domingo, foi a Pão de Açúcar e seguiu depois para Brasília.
Transcrito do Jornal Primeira Edição do dia 29-03-10