Ícone do site Senador Renan Calheiros

É assim que a roda anda

Brasilia, DF. 28/07/11. Presidente Celso Peluso em audiencia com Governador do Amazonas, no Supremo Tribunal Federal. Foto: Dorivan Marinho

Nem tudo que dá certo nos EUA dá certo no Brasil. Aprendi essa lição logo que cheguei. Lá, tem segurança jurídica, garantias coletivas e individuais. Se o promotor, procurador ou juiz investigar agentes políticos apenas para afetar-lhes a reputação, desgastá-los na sociedade ou dificultar sua eleição, é condenado e perde seu cargo. Lá, existe lei de abuso de autoridade – que é o único meio para punir essa gente que abusa. Lá, há direito de defesa irrefreável. Não prendem para investigar, delatar, não chantageiam ministros. Aqui, nada disso acontece. E a cada dia, como se diz lá no Nordeste, é assim que a roda anda: é pau de baixo, pau de cima e pau de banda.
O presidente do STF, Dias Toffoli, tem absoluta razão – por isso apresento aqui meu aplauso. A legalização do lobby, nestes tempos áridos, será o novo nome do caixa 2, e meio para o poder econômico continuar se apoderando da política.

Compartilhe este artigo