Ícone do site Senador Renan Calheiros

Brasil e Argentina vão criar comissão bicameral interparlamentar

2402f2

A vice-presidente da Argentina, Gabriela Machetti, que também é presidente do Senado daquele país, fez uma visita ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta terça-feira (23). O objetivo foi propor ao presidente do Congresso Nacional brasileiro a criação de uma comissão bicameral interparlamentar em ambos os países, a exemplo do que já existe no Senado argentino há dez anos com o Chile e há dois, com o México.
“Vamos seguir essa ideia que já teve sucesso com outros dois países. Vou conversar com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e desde já peço ao presidente da Comissão de Relações Exteriores, Aluízio Nunes, que redija os termos do acordo para aprovarmos aqui. Daremos a mesma prioridade que o Senado argentino está dando ao assunto”, disse Renan Calheiros. Além do senador Aluízio Nunes Ferreira (PSDB-SP), vários outros parlamentares conversaram com a vice-presidente argentina sobre o modelo do Poder Legislativo daquele país.

“Claro que essa comissão não terá poderes impositivos. Os órgãos competentes da política exterior dos dois países continuarão atuando. O que essa comissão pretende é propor políticas nos setores de segurança, educação, política, cultura, enfim. A diplomacia moderna fala da diplomacia parlamentar, na qual a política exterior não expressa apena uma voz, mas sim várias vozes”, explicou Gabriela.
Outra sugestão trazida pela vice-presidente argentina foi a criação de um Tribunal Penal para julgar crimes de narcotráfico e crime organizado na América Latina, sugestão defendida pelo presidente argentino Maurício Macri. “Sabemos que o narcotráfico tem influência também na política. Precisamos de uma instância supranacional para lutar contra esse flagelo que a nossa região sofre. Sabemos como a área de fronteira é delicada”, defendeu Machetti. Ficou acertado que que os documentos gerados sobre o assunto no Executivo e no Legislativo da Argentina serão compartilhados com o Brasil para agilizar a proposta.

“Estamos honrados e felizes com a sua visita. Ela é com certeza um sinal da retomada dessa relação entre os dois países e materializa essa convergência dos Legislativos para uma estratégia de integração”, afirmou Renan Calheiros. A vice-presidente ainda pediu maior apoio para o turismo brasileiro em seu país. Disse que em 2015, 1,8 milhão de argentinos vieram ao Brasil e que “nem um brasileiro foi para lá”. Os senadores explicaram as inciativas que estão sendo tomadas para estimular, além do fluxo comercial, o turismo.
A vice-presidente também informou que o Executivo argentino irá organizar visitas a todas as províncias, principalmente as fronteiriças, com vistas a recolher sugestões para fortalecer o federalismo e “tirar os argentinos da pobreza”. As duas autoridades trocaram presentes e Renan Calheiros convidou Gabriela Machetti para conhecer o plenário do Senado. Ela foi recebida pelos parlamentares durante a sessão e fez um breve pronunciamento agradecendo a recepção.

Compartilhe este artigo