Eles solicitaram, também, que Renan intermedie a efetivação dos agentes de saúde em todo o Estado. Muitos deles, segundo o presidente do Sindicato Estadual, Fernando Cândido, têm 20 anos de trabalho e até hoje não foram reconhecidos e, pior, não têm nenhum direito adquirido.
“Vamos fazer avançar os pleitos em duas frentes: Em Brasília e em Alagoas. Em Brasília, a demanda agora é tirar a regulamentação do governo federal e aqui no Estado apoiar no que for possível para regularizar o piso em todos os municípios.”, assegurou .É vergonhoso que alguns gestores não paguem sequer o valor enviado pelo governo federal”, lamentou Renan, comentando ainda que o Governo do Estado não tem contemplado a categoria, “a exemplo do programa Luz Para Todos, um programa implantado com sucesso em Alagoas e que hoje serve de modelo para o País, que não conta com um centavo de contrapartida do governo estadual”.
Hoje, o piso salarial da categoria é de dois salários mínimos.
Renan se colocou à disposição dos agentes de saúde de todo o País que, esta semana, estarão mobilizados, em Brasília, para pressionar o Congresso Nacional. Para aprovação dos seus pleitos ”Tenho certeza que os pleitos serão atendidos o mais breve possível, pois o presidente Lula tem compromisso com todos os trabalhadores”, destacou o senador.
Também estiveram presentes à solenidade o deputado estadual Paulo Fernando dos Santos, Paulão (PT), o candidato ao governo do Estado, Ronaldo Lessa e o candidato ao Senado pela Frente Popular, Eduardo Bonfim (PCdoB).