Ícone do site Senador Renan Calheiros

Renan anuncia acordo entre PMDB e PT para as eleições de 2010

Foto: J.Freitas/Agência SenadoO SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB – ES) – Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (César Borges. Bloco/PR – BA) – Apenas um minuto.

Pela ordem, tem a palavra o Senador Renan Calheiros.

O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB – AL. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Se V. Exª me permitir, Sr. Presidente, eu quero fazer uma rapidíssima comunicação ao País, claro, com a aquiescência do Senador Renato Casagrande. Será curtíssima.

Sr . Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muita satisfação que, como Líder do PMDB no Senado Federal, tenho a honra de comunicar ao Plenário e ao País, através dos veículos de comunicação da TV Senado, que a Direção do meu partido, o PMDB, chancelou, ontem à noite, um pré-compromisso de aliança para as eleições de 2010 com a participação do Presidente Lula.

Esse procedimento inédito, Sr. Presidente, envolve a efetiva participação do PMDB na formulação da campanha, na elaboração do programa de Governo e também como parte integrante da chapa que disputará a Presidência da República em nome do PT, do PMDB e de outros partidos que estarão coligados no próximo ano.



Este apoio firme, desassombrado e que apaga, Sr. Presidente, as indecisões de outrora, é o desdobramento do apoio que o PMDB vem dando ao Governo Federal, onde também participa da formulação das políticas, que têm mostrado resultados positivos, notadamente na área socioeconômica, especialmente no pós-crise, que revelou ao mundo um Brasil sólido e com grandes perspectivas de crescimento.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a formalização da aliança entre o PMDB e o PT é um gesto coerente de quem ajudou a implementar essas políticas públicas, hoje vitoriosas. A sociedade não compreenderia outra dubiedade, não concordaria com mais contradição do partido. O caminho oposto, Sr. Presidente, seria ir contra o que a sociedade vem apoiando e aprovando de maneira superlativa.

Compartilhe este artigo