Ícone do site Senador Renan Calheiros

ELIZEU RESENDE – HOMEM PÚBLICO

(Sessão de 09/02/2011)
-Dado como lido- Senhor presidente, Senhoras Senadoras e Senhores Senadores, Senhora e Senhores Deputados, Minhas Senhoras e meus Senhores,
 O Senado Federal, o Estado de Minas Gerais e, em especial, o Brasil ficaram mais pobres: perdemos o Senador e grande homem público Eliseu Resende.


Engenheiro Civil de formação e professor universitário, formou-se Mestre e Doutor nos Estados Unidos pela Universidade de Nova York. Homem de elevado perfil acadêmico, jamais se deixou levar pela soberba: de volta ao Brasil após estudos, engajou-se no serviço a seu povo, serviço este que só abandonaria em 02 de janeiro último, data de sua morte.
Foi Diretor-Geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais e do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, o DNER. Onde teve a oportunidade de contribuir com toda sua sabedoria e competência para a realização do “Milagre Econômico” brasileiro, época de nossa história em que crescíamos a 11% ao ano. Foi na Sua gestão à frente do DNER que se deu a construção da ponte Rio-Niterói, um marco da Engenharia nacional.
Exerceu , também, o cargo de Ministro dos Transportes no Governo do Presidente Figueredo, além de ter sido Diretor-Presidente de Furnas Centrais Elétricas, Presidente da Eletrobrás e Ministro da Fazenda, já nos Governos dos Presidentes Collor e Itamar Franco, que hoje nos honram com sua presença no Senado Federal.
Homem dedicado a seu País, Eliseu Resende só entraria na política em 1994, quando se elegeu Deputado Federal, cargo para o qual se reelegeria duas vezes. Nos quatro anos em que foi Senador da República, militou incansavelmente nas áreas de infraestrutura e de desenvolvimento econômico nacional.
A biografia do homem público, todos nós a conhecemos: a competência de Eliseu Resende fará muita falta ao Brasil e a Minas Gerais.
Ao encerrar esta breve intervenção, no entanto, gostaria de destacar as qualidades pessoais de grande Eliseu Resende. Homem de palavras calmas – porém firmes – e de profunda gentileza e inteligência, Eliseu Resende é uma perda irreparável para todos nós que tivemos o privilégio de com ele conviver.
Em meu nome e em nome do meu partido, o PMDB, gostaria de uma vez mais apresentar as condolências à família e a seus amigos mais próximos.
Sem sombra de dúvida, todos nós nos ressentimos muito da falta desse grande homem. Seu legado, porém, jamais será esquecido por nós e pelo povo deste País!
Muito obrigado!
    

 

Compartilhe este artigo